Os 50 melhores treinadores do mundo: oito sul-americanos e, óbvio, nenhum brasileiro

Padrão

Ontem o site inglês FourFourTwo divulgou sua lista atualizada com os 50 melhores treinadores de futebol do mundo. Nela, encontramos oito sul-americanos. Obviamente, nenhum brasileiro. O nosso problema, porém, não está apenas na defasagem dos profissionais, mas na desorganização absurda do nosso futebol.

Anteriormente, ao justificar o 7×1, citei a inexistência de um plano sério para a formação treinadores no Brasil e que, mesmo se ele existisse, a falta de um regulamento para controlar a demissão de técnicos não alteraria em nada a nossa realidade.

Ainda me repetindo, aqui é onde mais demite treinadores no mundo. A vida útil em média no Brasil é de 15 jogos, enquanto os ingleses 80 e a Argentina – com cinco nomes entre os 35 primeiros da lista dos melhores – dão uma média de 34 jogos de vida aos seus treinadores.

Aí caímos no óbvio. Como um treinador pode desenvolver um trabalho se três derrotas seguidas o tiram do cargo? Como pode ele desenvolver-se enquanto profissional sem a experiência de um trabalho longo e sem respeitar as oscilações físicas e técnicas de sua equipe?

Não é por acaso que muitas figurinhas carimbadas do nosso futebol não passam de apagadores de incêndios – e nunca vou cometer a blasfêmia de chamá-los de bombeiros, esses sim competentes -, especializados apenas em conter crises.

E quando a crise acaba? Qual a “filojofia” que o “pofexô” tem para desenvolver? Qual tipo de gestão esportiva diferenciada justificarão os 200, 300 mil reais mensais aplicados em seu trabalho?

Aí voltaremos ao círculo vicioso: o treinador brasileiro é em geral capacitado e demonstra sua deficiência por não ter tempo de trabalho ou têm sua ignorância revelada com o tempo e por isso é descartado?

Talvez ambos, talvez nenhum. Apenas nossos treinadores sejam não os responsáveis, mas o reflexo do patinho feio no qual aquele que já foi o melhor futebol do mundo se tornou.

Ah, e para quem ficou curioso, abaixo a lista dos 50 melhores treinadores do mundo. Tem congolês, tem estadunidense, tem até australiano, mas não tem um danado de um brasileiro.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se você não conseguir visualizar, clique AQUI!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s